.:: Home
 

 

Ano 4 | Nº 5 |  
Edição 5 < LIMPEZA & MANUTENÇÃO
Conservação, Manutenção e Limpeza de Pisos Industriais
 
Além dos produtos e técnicas existentes para manter a qualidade, é importante o uso correto, seguindo as especificações do fabricante com relação ao piso escolhido.
 

É importante saber que um piso industrial é parte integrante da atividade de qualquer empresa, não importando o segmento de mercado e porte operacional. Uma empresa preocupada com a qualidade e durabilidade de seu piso, deve estar atenta às especificações de limpeza, conservação e manutenção sugeridas pelo fabricante.

 

Limpeza

 

Medidas de limpeza se constituem a seco ou a úmido. A limpeza seca é feita com a utilização de um Mop (vassoura que contém panos absorventes em sua  extremidade que servem tanto para retirar a sujeira quanto para aplicação de um produto) do tipo pó ou vassoura hidrostática. Já na limpeza úmida existem duas formas para manter o piso limpo: a partir de uma limpeza mecanizada, com lavadoras automáticas que lavam e sugam a sujeira com um aspirador e deixam a superfície seca ou manualmente. Para tanto, utiliza-se Mop do tipo líquido que consiste em um balde duplo com espremedor, Mop do tipo líquido com aplicador de produtos químicos e máquinas lavadoras rotativas com aspiração, dotadas de escovas. Em ambos os casos, são utilizados detergentes que variam de acordo com o tipo de sujeira existente.

 

Não há como citar especificações dos métodos para cada tipo de piso, existem somente especificações para cada tipo de sujeira ou impregnação. Sujeiras do tipo pó deverão ser removidas com o Mop pó (limpeza à seco), em caso de áreas com impregnações de fácil remoção utiliza-se o Mop líquido. Em áreas limpas, mas com assepsia rigorosa (indústrias alimentícias, farmacêuticas, laboratórios, entre outras) utiliza-se Mop líquido com aplicador de produtos químicos e em áreas com impregnações de difícil remoção utiliza-se máquinas lavadoras rotativas com aspiração, dotadas de escovas soft.

 

O princípio básico da limpeza é igual para qualquer tipo de piso, o que muda são os produtos destinados a cada um deles, desde um detergente neutro, até um detergente alcalino, dependendo do tipo de sujeira existente.

 

 

As enceradeiras industriais, quando aplicadas juntamente com um produto químico, também fazem o serviço de limpeza. É necessário que haja uma rotação adequada, aliada a correta utilização do disco na enceradeira. Com características e abrasividade diferentes, a escolha do disco varia de acordo com o tipo de sujeira a ser removida.

 

Em pisos porosos (concreto) a limpeza faz parte da conservação, pois em caso de não estar protegido, provavelmente a sujeira irá penetrar pelos poros, dificultando a limpeza, sendo necessário a utilização de produtos bastante agressivos para reverter a situação e que podem danificar o piso.

 

Em áreas industriais sem grande compromisso com contaminação, indica-se que a limpeza seja feita semanalmente. Já em indústrias alimentícias ou em superfícies que estão propensas a ter contato com graxas e óleos, a limpeza deve ser mais regular.

 

Manutenção

 

As empresas de limpeza fornecem os produtos para a conservação e manutenção dos pisos, mas é importante a correta utilização do piso para aumentar a durabilidade e qualidade do mesmo.

 

Para todos os tipos de pisos com revestimento, além do princípio básico de tratamento e proteção, existem produtos destinados a dar brilho, uma necessidade meramente estética. A aplicação é feita pelo sistema Mop e o brilho surge com a utilização de enceradeir



:: Imprimir
©2014 - Revista Pisos Industriais. Todos os direitos reservados.
Design by Netguest - Site Melhor Visualizado em 800x600